sexta-feira, 27 de abril de 2012

Processo de canonização de Frei Damião ficará pronto dentro de dois anos

O processo de beatificação e canonização de Frei Damião, no Vaticano, em Roma, deverá ficar pronto dentro de dois anos. A previsão foi dada pelo frei Jociel Gomes, religioso que está responsável pela causa no Brasil.
Para comemorar o processo de canonização de Frei Damião, a Câmara de Vereadores do Recife realizou uma sessão, onde foi lançado um selo comemorativo em homenagem ao capuchinho.
Nascido na Itália, Frei Damião dedicou à vida às missões religiosas. Foram 66 anos de santas missões, percorrendo as cidades do Nordeste, ouvindo confissões, fazendo sermões. Ele tinha graves problemas respiratórios, foi internado várias vezes e, em 31 de maio de 1997, aos 98 anos, morreu. O corpo foi velado na Basílica da Penha, no Recife.
Canonização
Mas, uma coisa é a fé do povo, outra coisa é o entendimento da igreja. Não bastam relatos de milagres nem a fama de santidade. É preciso a causa de beatificação e canonização ser aprovada no Vaticano. A de Frei Damião foi oficialmente aberta em 31 de janeiro de 2003. Ele já é considerado servo de Deus. Depois, vêm as outras etapas: venerável, beato e, por último, santo.
A fase diocesana do processo inclui documentos e depoimentos sobre a vida e as virtudes do religioso. Três mil páginas já foram reunidas em uma espécie de dossiê, que vai ser levado pelo frei Jociel Gomes para Roma, em junho.
“Tudo que nós tínhamos de fazer aqui, na Arquidiocese, já estamos concluído. E, em Roma, já me deram uma grande alegria ao dizer que, em torno de dois anos, a Santa Sé nos dará uma resposta. É a minha esperança e a do povo nordestino. Sempre digo que, no coração do povo do Nordeste, frei Damião já tem um altar, mas isso precisa ser reconhecido oficialmente pela Santa Igreja”, explicou.
G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário