quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Palmeiras anuncia a demissão de Luiz Felipe Scolari


Durante partida contra a Portuguesa, no Canindé, na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro: Portuguesa 3 a 0
Durante partida contra a Portuguesa, no Canindé, na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro: Portuguesa 3 a 0 - Cesar Greco/Fotoarena
O técnico Luiz Felipe Scolari não resistiu à campanha de 20 pontos somados em 24 jogos no Campeonato Brasileiro e foi demitido nesta quinta-feira, após reunião de três horas e meia, com a diretoria na sede do clube. Além do treinador, seu auxiliar, Flávio Murtosa, também deixa o Palmeiras. De acordo com nota do clube, a dupla sai após chegar a "comum acordo" pelo encerramento de seus contratos, que eram válidos até o final do ano.
Embora falasse em seguir até o final do Brasileiro, a situação de Scolari ficou insustentável após a derrota para o Vasco por 3 a 1, em São Januário, que mandou o time para a vice-lanterna. Após a derrota, o gerente de futebol César Sampaio não garantia a permanência de Felipão, aguardando uma conversa para traçar as diretrizes para o restante da temporada. O treinador não pensava em se demitir. 'Se formos rebaixados, estaremos juntos', afirmou, após a derrota para o Atlético-MG, no domingo.
Com 408 jogos, Scolari é o segundo técnico que mais treinou o Palmeiras - atrás apenas de Oswaldo Brandão, com 580. Scolari passou pelo Palmeiras na primeira vez entre 1997 e 2000, conquistando a Copa Mercosul e Copa do Brasil, em 1998, o torneio Rio-São Paulo, em 2000, além da Libertadores de 1999. Depois, passou por Cruzeiro, seleção brasileira (foi campeão na Copa de 2002), seleção portuguesa - vice-campeã da Eurocopa-2004 -, Chelsea e Bunyodkor, do Uzbequistão.
Em julho de 2010, voltou ao Palmeiras, e sob seu comando a equipe chegou à semifinal da Copa Sul-americana, mas foi eliminada pelo Goiás, no Pacaembu. No Brasileirão daquele ano, ficou em 10º, com 50 pontos.
No ano seguinte, o time foi eliminado na semifinal do Estadual pelo Corinthians, nas penalidades. Nas quartas da Copa do Brasil, foi humilhado pelo Coritiba, no Couto Pereira: 6 a 0. No retorno do confronto, venceu por 2 a 0, mas perdeu a vaga.
Pelo Brasileirão-2011, chegou ao final do primeiro turno brigando por uma vaga na Libertadores. O treinador, porém, entrou em rota de colisão com o atacante Kleber, o qual afirmara que 80% do elenco não gostava de Scolari. Então ídolo da torcida e peça importante no esquema alviverde, Kléber foi negociado com o Grêmio. Terminou o Brasileirão com 50 pontos, na 11ª colocação.
No Paulista-2012, eliminação frente ao Guarani, nas quartas de final, mas conseguiu o título da Copa do Brasil. Garantido na Libertadores de 2013, atualmente é o 19º colocado do Brasileirão. Restando 14 jogos no torneio, o Palmeiras entra em campo neste domingo contra o Corinthians, às 16 horas (de Brasília), no Pacaembu.
(Com agência Gazeta Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário