quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PARANATAMA É NOTÍCIA EM REDE NACIONAL



Casas abandonadas se multiplicam no interior de Pernambuco. É o drama dos nordestinos expulsos pela seca que se repete. A decisão de deixar tudo para trás é muito difícil e só é registrada em casos extremos, típicos de secas históricas.
Jose Genildo e a mulher Poliana chegaram à São Paulo há dois meses. Ela já arrumou um emprego num mercadinho e ele vive de bicos. A vida em São Paulo é difícil, mas no agreste a estiagem não deixou opção. A lavoura de fumo ficou esturricada. Das quatro vacas, só restou uma. O agricultor Edgard Aristides já fugiu da seca duas vezes e viu três filhos seguirem o mesmo destino. “Só quem sabe é nós, quanto a dor é grande”.
“Há décadas que a gente não via uma situação dessas. As pessoas deixando suas propriedades para procurar emprego lá no sul do Brasil. A gente vê que a perspectiva de chuvas está pouca”, diz Adelvanda de Almeida, secretária de Agricultura de Paranatama/PE.
Em uma vila de pescadores, em Águas Belas, ficaram as mulheres e as crianças. “É muito triste para todos. Os bichinhos tudo morrendo de sede. Muito peixe morreu aqui. Para o lado de baixo da ponte ficou branco. Nem urubu queria mais”, conta Gerusa Maria da Silva, pescadora.

Assista ao vídeo através do link:  g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/01/maior-seca-em-40-anos-tira-familias-do-campo-em-busca-de-trabalho.html

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Sou de Garanhuns mais moro em São Paulo eacompanho pela internet as notíçias da seca no meu estado,e fico muito triste em ver o gado morrendo de fome e sede as famílias deixando suas casas, e indo embora em busca de trabalho para sustentar seus filhos, desde que começou a seca eu pesso á Deus todos os dias para mandar chuva, e um dia ele vai me atender

    ResponderExcluir
  3. Ontem graças a Deus choveu aqui em Paranatama em alguns lugares porque a chuva não foi geral ,mais se Deus quiser vai chover em todo município e nas demais cidades de Pernambuco e de todo o Nordeste.

    ResponderExcluir